
28/04/2011
BENEFÍCIOS DAS FRUTAS VERMELHAS

COMO PERDER AS CALORIAS ADQUIRIDAS COM OS CHOCOLATES NA PÁSCOA

Segue abaixo a quantidade de calorias perdidas em 1 hora de prática de cada exercício, que podemos fazer alternadamente em partes durante 1 semana:
Pular corda: 900 calorias
Caminhada rápida: 300 calorias
Corrida leve: 600 calorias
Subir escadas: 1.100 calorias
Dançando: 220 calorias
Dançando: 220 calorias
Limpando a casa: 260
Passando roupa: 140 calorias
BENEFÍCIOS DA SEMENTE DE ABÓBORA
Pesquisas comprovaram que a semente de abóbora é nutritiva e fortalece nosso sistema imunológico. A abóbora é rica em vitamina B que melhora nosso metabolismo e nos dá mais disposição, prevenindo até o envelhecimento.
As sementes contém fibras, que favorecem o bom funcionamento do intestino. Também possue zinco que ajuda a limpar o organismo e um óleo chamado betasistorol capaz de previnir problemas na próstata.
Podemos bater a polpa da semente no liquificador junto com uma vitamina e teremos uma ação vermífuga.
23/04/2011
DEPRESSÃO PÓS-PARTO
Devido às mudanças hormonais é comum ocorrer a depressão pós-parto. Cerca de 60% das mulheres no mundo inteiro passam por uma forte tristeza após o parto. As causas podem ser biológicas, psicológicas e sociais.
A mudança na vida mulher, na relação com o parceiro, a preocupação com o bebê, o retorno ao trabalho, tudo isso pode agravar o estado depressivo da nova mãe.
Os principais sintomas são: tristeza, baixa auto-estima, ansiedade, irritabilidade, isolamento, insônia, cansaço, culpa, desesperança.
Deve ser tratata com medicamentos que não passem pela amamentação. Uma alimentação balanceada e a prática de exercícios físicos também colaboram na melhora do humor e saúde da mulher.
DEPRESSÃO
É uma doença caracterizada pela perda do prazer em fazer as coisas, deixando a pessoa extremamente triste. Pode ocorrer apatia, alterações no sono, no apetite, no poder de tomar decisões, no interesse sexual, acessos de choro, irritabilidade, pensamento em suicídio, medo, comportamento agressivo, culpa, ansiedade, desesperança, solidão, cansaço.
As principais causas são: o estresse, o estilo de vida, genética, drogas, acontecimentos como: morte na família, separações, climatério.
O tratamento deve ser feito através de medicamentos antidepressivos, por isso a importância de se avaliar o tipo e grau de depressão que a pessoa atingiu.
As principais causas são: o estresse, o estilo de vida, genética, drogas, acontecimentos como: morte na família, separações, climatério.
O tratamento deve ser feito através de medicamentos antidepressivos, por isso a importância de se avaliar o tipo e grau de depressão que a pessoa atingiu.
21/04/2011
LABIRINTITE
Causada por um processo inflamatório ou infeccioso, a labirintite é uma desordem do equilíbrio do corpo humano. São chamados de labirintos, o orgão responsável pelo equilíbrio, postura e orientação do organismo que se localiza no ouvido interno.
Os sintomas mais comuns são a tontura e vertigem. Podem aparecer também náuseas, vômitos, zumbido nos ouvidos, perda auditiva e sensação de desmaios.
Pode ter origem causada por vírus, infecção por bactéria, lesão na cabeça ou alergia a algum medicamento.
Deve-se haver acompanhamento médico rápido, para descobrir qual a origem da labirintite e o tratamento adequado. A recuperação leva em geral de 1 a 6 semanas.
TIREÓIDE - HIPOTIREOIDISMO E HIPERTIREOIDISMO
Tireóide é uma glândula endócrina do nosso corpo, localizada no pescoço que produz hormônios que regulam a taxa de metabolismo e a taxa funcional de muitos outros sistemas do nosso corpo.
Ela atua no crescimento, peso, memória, humor, concentração, fertilidade, ciclos menstruais, controle emocional.
Quando não está funcionando plenamente, pode causar Hipotireoidismo ou Hipertireoidismo.
- Hipo: pouco hormônio tireoidiano.
- Hiper: muito hormônio tireoidiano.
Hipotireoidismo tem como principais sintomas: depressão, aumento de colesterol, intestino preso, desaceleração dos batimentos cardíacos, menstruação irregular, cansaço, sonolência, ganho de peso, queda de cabelo, falhas de memória, pele seca, unhas quebradiças.
Hipertireoidismo tem com principais sintomas: emagrecimento, intestino solto, agitação, coração disparado, tremores, olhos arregalados.
TUBERCULOSE
Caracterizada pela tosse contínua por mais de 3 semanas, a tuberculose é transmitida por bactéria através do ar. Seus principais sintomas são: tosse com secreção, febre, suores noturnos, cansaço, falta de apetite, emagrecimento. A prevenção deve ser feita através da Vacina BCG em crianças até 1 ano. O tratamento é oferecido pelo SUS e quando realizado corretamente em pacientes que adoecem na primeira vez, a cura é 100%.
GORDURA TRANS
É a gordura artificial produzida em laboratório para deixar mais gostosos os biscoitos, doces, sorvetes, bolos e outros alimentos industrializados. Essa gordura é mal absorvida pelo corpo humano tornando-se um veneno para nós. Seu consumo pode causar colesterol alto, riscos de doenças cardiovasculares e gordura abdominal excessiva.
CHOCOLATE X SAÚDE
Todo mundo pensava que o chocolate fazia mal para saúde. Mas, na verdade após muitos estudos, chegaram a conclusão de que o chocolate além de melhorar o humor de quem come, em quantidade moderada pode fazer muito bem para a saúde.
Deve-se consumir o chocolate amargo com 70% de cacau na sua composição. Quanto mais cacau tiver, melhor para a saúde. Até 50 gramas por dia é aceitável. Quanto ao chocolate branco é o pior de todos, pois não contém cacau e sim manteiga de cacau, é mais calórico e engorda muito.
DIABETES MELLITUS
Causada pelo aumento anormal de açúcar ou glicose no sangue, pode provocar doenças como infarto do coração, derrame cerebral, problemas visuais, insuficiência renal e lesões de difícil cicatrização. Não existe cura para o diabetes, porém a pessoa consegue controlar e levar uma vida normal, sendo que 6% da população mundial possue.
As causas do diabetes são:
- Falta de insulina. O pâncreas não produz insulina ou produz em quantidade insuficiente.
- Mau funcionamento ou diminuição dos receptores das células responsáveis pela produção de insulina.
O tratamento consiste na conscientização do paciente para ter uma alimentação adequada aliado à exercícios físicos, medicamentos e monitoração dos níveis de glicose.
SARAMPO
Doença causada por vírus, altamente contagiosa através de espirro ou tosse, muito comum na infância. Seus principais sintomas são: febre alta, coriza, mal estar, tosse, fotofobia, conjuntivite, manchas brancas na mucosa interna das buchechas. A prevenção é feita através de vacinas e quando não existem complicações o doente fica curado em 15 dias. Evitar aglomerações para não causar transmissão.
20/04/2011
CAMINHADA

ATIVIDADE FÍSICA

ANEMIA

As causas da anemia pode ser de origem genética, nutricional ou hemorrágica. No caso nutricional podemos destacar a falta de ferro em nosso organismo e também a deficiência de vitamina B12. No caso da hemorrágica estão as agudas que podem ser de causadas por acidentes, cirurgia ou partos e as crônicas no caso de sangramento mestrual excessivo, hemorróidas ou úlceras.
Através de um exame de sangue podemos verificar se há ou não quadro anêmico. Caso afirmativo deve-se aumentar a ingestão de alimentos ricos em ferro como: fígado de boi, folhas escuras (brócolis, couve, agrião, espinafre), feijão (associado ao suco de laranja), fécula de batata, lentilha, ervilha, beterraba. Diminuir ou evitar o consumo de café, chás e refrigerantes.
15/04/2011
MOFO

FALTA DE AR
Três em cada dez brasileiros sofrem de falta de ar, que é a dificuldade ou desconforto para respirar, podendo ter causas como obstrução das vias aéreas, falta de preparo físico, problemas musculares, distúrbios psicológicos e doenças do coração. Também pode ter origem em um resfriado, alergias (rinite, bronquite e sinusite) ou até mesmo asma. Sinais de alerta que devemos estar atento e realizar um exame mais apurado:
- Dificuldade para falar
- Aumento da frequencia respiratória
- Sono interrompido à noite
- Cansaço nas atividade rotineiras
- Chiado, tosse ou dor no peito
- Lábio roxo
TOXOPLASMOSE

A toxoplasmose não é contagiosa de pessoa para pessoa e nem é comum se o gato for criado em apartamento, comer somente ração e não tiver contato com outros animais. O problema são os gatos que vivem em cima dos telhados, passam por cima das caixas d´água, que muitas vezes podem estar abertas e acabam eliminando suas fezes nelas. Após usarmos essa água para lavar alimentos e outros fins, podemos ter contato com essas fezes.
O gado, porcos e carneiros também podem adquirir a toxoplasmose, por isso a importância de não consumirmos carne crua ou mal passada.
08/04/2011
TPM - TENSÃO PRÉ-MENSTRUAL
Cerca de 40% das mulheres sofrem de tensão pré-menstrual que é causada pela alteração dos hormônios gerando irritação, tristeza, vontade de comer doce, mudanças de humor, cólicas, dores de cabeça, retenção de líquidos e inchaço. Para prevenir ou amenizar os sintomas da TPM as mulheres devem cuidar da alimentação, fracionando as refeições, controlar o estresse, parar de fumar, tomar pílula anticoncepcional com indicação de um médico, fazer atividade física. Entre os alimentos indicados estão: leites e derivados, carnes, cereais integrais, lentilha, amendoim, nozes, fibras, vegetais verde escuro, abacaxi, manga, acerola, melancia, que devem ser consumidos de 10 a 15 dias antes da menstruação. Evitar alimentos gordurosos, frituras, sal, açúcar, café, chás, álcool e bebidas à base de cola.
07/04/2011
MAU HÁLITO OU HALITOSE
Cheiro desagradável vindo da boca ou estômago através da respiração. Pode existir mais de 50 causas, porém 90% está associada à boca. Geralmente causado pelo acúmulo de restos de comida na língua, por isso a importância de escová-la todos os dias, juntamente com os dentes. Alimentos como cebola, alho, pimenta, também podem causar a halitose. A saliva funciona como defesa natural. Ela lava as paredes bucais e permite que a lubrificação necessária para manter as gengivas saudáveis. Quando acordamos sentimos a boca seca e geralmente estamos com mau hálito, por causa da falta de saliva durante a noite. Aí entra o papel importante da água, devemos durante o dia estar constantemente bebendo água para estimular a produção de saliva, ou mesmo comendo alguma coisa, uma fruta por exemplo, pois se passarmos horas sem comer nada, a boca ficará seca e produzirá o mau hálito. Devemos então ter hábitos de higiene bucal e visitar o dentista periodicamente.
06/04/2011
CHULÉ
Qualquer um de nós está sujeito a ter chulé. A falta de ventilação nos pés causada pelo uso de tênis, sapatos fechados de borracha ou plástico, ou ainda meias sintéticas ocasionam o suor excessivo e a proliferação de bactérias. A decomposição dessas bactérias liberam gases de mau cheiro.
As principais medidas a serem tomadas são:
• Utilizar talco para os pés;
• Não utilizar o mesmo sapato dois dias seguidos, ou seja, o tênis ou sapato que usamos hoje não deveremos colocar amanhã. Alternaremos com outro para que se possa dar um "descanso" para ventilação;
• Usar somente meias de algodão e trocá-las todos os dias;
• Colocar os tênis e sapatos no sol periodicamente;
• Lavar os pés e secar bem entre os dedos, pela manhã e à noite.
O chulé pode estar acompanhado de outros problemas como micoses, alergias e eczemas.
05/04/2011
GRIPE X RESFRIADO
Muitas vezes podemos confundir uma gripe com um resfriado. Os dois possuem basicamente os mesmos sintomas, mas o que diferencia é a intensidade deles. Ao longo da vida poderemos ter centenas de resfriados, mas somente algumas gripes. Os sintomas comuns às duas são: congestão nasal, tosse, febre, dor de cabeça, dor de garganta, irritação nos olhos. No caso da gripe todos esses sintomas são mais intensos com a adição de dores pelo corpo, ou seja, aquela gripe que derruba as pessoas, deixando-as geralmente de cama. Como existem milhares de vírus de gripes e resfriados, ficamos sujeitos a qualquer tempo de contrairmos. Em ambientes fechados o contágio entre as pessoas pode ocorrer através de espirro, tosse ou bocejo e também quando tocamos em locais contaminados e levamos a mão à boca ou olhos. Por isso a importância de lavarmos as mãos constantemente.
04/04/2011
CONJUNTIVITE

Assinar:
Postagens (Atom)